
Roboterapia
O programa de Roboterapia destina-se a pessoas de todas as idades, com ou sem deficiência ou necessidades especiais, utilizando robôs interativos como mediadores na estimulação cognitiva, emocional, social e motora.
​
O PARO é um robô em forma de foca bebé que foi desenvolvido no Japão e é utilizado de forma terapêutica para transmitir conforto e proporcionar condições para interações positivas. Foi criado no formato de foca, de forma a evitar possíveis associações negativas ou traumas com animais domésticos como o cão ou o gato, promovendo um ambiente terapêutico seguro. Distingue-se ainda como uma alternativa às Terapias Assistidas por Animais (TAA), na medida em que permite intervir em contextos onde o uso de animais não é permitido ou desaconselhado, como alguns hospitais, lares, instituições ou domicílios.​
​
Está equipado com Inteligência Artificial e sensores (toque, temperatura, luz e postura) que permitem ao PARO comportar-se de forma bastante realista, movendo a cabeça, abrindo os olhos, emitindo sons e respondendo ao toque e à voz do utilizador. É revestido por pêlo antibacteriano e resistente à sujidade.
​
Foi desenvolvido especialmente para intervenções com populações com demência, pessoas hospitalizadas e crianças com necessidades especiais.
​
Alguns benefícios da Roboterapia:
-
Criação de um ambiente seguro e acolhedor;
-
Promovem a comunicação e desenvolvimento da linguagem;
-
Redução do sentimento de solidão e isolamento;
-
Redução da ansiedade, stress e agitação;​​​​
-
Estimula as funções cognitivas como a memória, atenção e concentração;
-
Melhora o humor e a predisposição para a participação;
-
Ajuda a combater a depressão;
-
Promove o bem-estar físico e psicológico;
-
Estimula o desenvolvimento psicomotor, etc.